Para Pachter, o declínio da indústria de games só acabará quando os 3 novos consoles forem lançados
“Esperamos que o período entre outubro e dezembro seja relativamente plano e espera-se um retorno negativo novamente no próximo ano, ao menos até o lançamento de um console da próxima geração da Microsoft ou da Sony. Um novo ciclo de consoles provavelmente reverterá as tendências negativas dos últimos anos.”
A afirmação de Pachter reflete os resultados de mercado apontados pelo VGChartz. Segundo o relato, as vendas de jogos caíram em dois dígitos durante os primeiros oito meses deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2011. Obviamente, o DS e Wii, ambos consoles da Nintendo, já não possuem numerosos e expressivos títulos (salvo alguns casos), que não impactam e justifiquem as vendas de games. Além disso, o PSVita, o portátil da Sony, ainda sofre com a ausência de títulos, mas que espera reverter a situação com o evento natalino e com o corte de preço em 2013. Pachter ainda afirmou que vê a concorrência de jogos sociais e móveis como um dos principais fatores prejudiciais pelos resultados negativos nas vendas de games de consoles:
“A concorrência dos jogos sociais e móveis prejudicaram as vendas de produtos embalados durante os últimos três anos, mas isso deve servir para expandir o mercado de jogos de console a longo prazo, embora pareça que o mercado voltado para jogos portáteis continuarão a erodir.”
Como não poderia deixar de ser, afinal, ele é o Pachter, fez previsões sobre o lançamento dos novos consoles da Sony e Microsoft. Para o analista, mesmo ambas empresas ainda não revelarem possíveis datas de seus consoles, ele acredita que o “PlayStation 4” será lançado em novembro de 2013 e espera o “Xbox 720” até março de 2014.
Uma importante questão a ser levada em consideração no ponto de vista do analista é em relação ao conteúdo online. Ele espera que as publicadoras resolvam o “problema” do multiplayer online com a evolução de modelos de negócios, adicionando mais oportunidades para a compra de itens virtuais, criando assinaturas para conteúdos e assinatura premium para ofertas.
Ainda assim, Pachter vê a próxima geração mais promissora que a atual e que, inclusive, irá decolar mais rápido do que qualquer outra geração:
“Acreditamos que as publicadoras planejam um número sem precedentes de novos jogos que serão lançados nos primeiros dois anos da próxima geração, proporcionando um alívio à fadiga dos jogadores que vimos nos últimos três anos.”
E você? Acredita que essa baixa nas vendas dos jogos para consoles se deve a popularização dos jogos sociais e móveis ou é apenas uma baixa para o período de passagem de geração? Você acha que veremos os sucessores do PS3 e Xbox 360 antes da previsão de Pachter? E as empresas, devem olhar atentamente para o conteúdo e apresentar um suporte online? Queremos saber a sua opinião!