Prévia: Rayman Legends (Wii U)
Rufem os tambores!
Todos os elementos necessários para um bom game de plataforma estarão presentes em Rayman Legends. Saltos desafiadores? Sim. Inimigos adoravelmente irritantes? Sim. Chefes de fase épicos? Sim! Mas Legends adiciona diversos elementos à fórmula, sendo o primeiro deles a musicalidade dos estágios. Em determinadas fases, o herói sem braços e pernas deverá correr e saltar de acordo com o ritmo das músicas, que vão sendo tocadas de acordo com elementos dos cenários. É quase um Rhythm Thief (3DS), mas com gameplay de plataforma. Essas fases prometem ser muito desafiadoras e divertidas, além de trazer um ar de novidade para o gênero, que está cada vez mais saturado e cheio de games idênticos (estou olhando para você, New Super Mario Bros.).
O fator Wii U
Rayman Legends é um título desenvolvido exclusivamente para o novo console da Nintendo, sendo assim, a Ubisoft está fazendo de tudo para se aproveitar ao máximo de todas as inovações trazidas pela Big N. Além dos gráficos espetaculares que parecem um desenho animado controlável, o título se utilizará bastante do novo controle do console. Isso porque Legends possibilita partidas em modo cooperativo para até cinco pessoas, sendo que quatro utilizam o Wiimote e uma o Wii U GamePad. Se você tiver a sorte de utilizar o novo controle nessas partidas, seu personagem será Murphy, um bizarro ser verde que tem como função ajudar (ou atrapalhar) os heróis a completarem os desafios. O personagem é controlado com a tela de toque e os sensores de movimento do GamePad.
Esta característica do gameplay pode não ser completamente nova, já que New Super Mario Bros. U utilizará um artificio bastante semelhante, mas o que torna ela extremamente interessante são as possibilidades oferecidas, que vão muito além de fazer plataformas aparecerem na tela. Em uma das muitas situações inusitadas do game, Rayman deve atravessar um caminho repleto de pequenas plataformas. O problema é que algumas delas não são estáveis o bastante para que o personagem possa atravessá-las. Neste momento entra a ajuda de Murphy. O portador do Wii U GamePad pode ver na touch screen quais plataformas são seguras e quais vão desabar no momento em que Rayman tocá-las. Murphy poderá segurá-las, para permitir que o herói atravesse seu caminho, ou sabotá-las, tornando a brincadeira muito mais divertida. Em outra situação, Murphy deve ajudar Rayman a derrotar um chefe atirando projéteis com um estilingue enquanto o protagonista está propriamente dentro do campo de batalha. É a jogabilidade assimétrica utilizada com perfeição, proporcionando experiências completamente diferentes às pessoas que estão jogando o mesmo jogo e compartilhando a mesma tela.
Outra inovação que deveria estar presente no título, mas infelizmente foi deixada de lado durante sua produção era a utilização da tecnologia NFC (Near Field Communication), que permitiria a interação entre objetos reais e a ação que ocorre na TV. A funcionalidade foi divulgada em um dos primeiros trailers do game e ainda não se sabe porque foi deixada de lado. Uma pena.
Exclusividade de peso
A criação de Michael Ancel parece estar mais em forma do que nunca. Depois de sua reinvenção no ano passado, nada mais propício que o lançamento de um console inovador para acompanhar os novos caminhos que a já muito consagrada franquia está seguindo. O conjunto da obra de Rayman Legends parece ser tão polido que me arrisco a dizer que o título é o melhor game de plataforma anunciado até agora para o novo console da Nintendo. É muito bom ver que finalmente as third parties estão dando grande atenção para a Nintendo e seus produtos.
Rayman Legends – Wii UDesenvolvimento: Ubisoft MontpellierGênero: PlataformaLançamento: 18 de novembroExpectativa: 4/5