Prévia: FIFA 13 (X360)
Mais realidade nos gramados
Um ponto que a série FIFA apresentava de negativo, ainda mais se comparado com seu concorrente PES, eram os gráficos, em especial os rostos dos jogadores. Em FIFA 13 não haverá uma grande revolução nos gráficos, apenas algumas melhorias específicas, visando tornar os jogadores mais parecidos com suas contrapartes reais e na recriação dos estádios, além de uma melhora geral.
Quando dois corpos se chocam
Embora a jogabilidade, grande destaque da série, não tenha sido muito modificada, algumas melhorias foram adicionadas, o que pode ser visto pela demonstração do jogo. Uma delas é sistema de colisão. Adicionado no FIFA 12, esse inovador sistema prometia, em todo choque entre dois jogadores, avaliar as características físicas de ambos, além de dados momentâneos, como a velocidade e o ângulo de aproximação, e gerar uma colisão o mais próxima possível do que seria visto na realidade. Esse sistema, contudo, apresentava algumas falhas e, não raramente, gerava situações divertidíssimas, como jogadores voando metros para o lado. Esse é a grande promessa da EA para o sistema de colisão: excluir os casos absurdos, fazendo o sistema ser mais realista como um todo.
O futebol como ele é
Outro ponto interessante é a presença de um fator de erro presente em cada ação do game. Assim como em uma partida real, o jogador pode errar um domínio ou escorregar antes de um chute e, assim como na realidade, a chance dele falhar será marcada pela habilidade do mesmo. Um jogador, por exemplo, com mais habilidades técnicas e de domínio de bola, errará menos vezes a recepção da “pelota” do que um que seja ruim nessas mesmas habilidades.
Hora da finta
A inspiração para outro destaque dessa versão, os dribles, vem de um spin-offbastante conhecido: FIFA Street. Com a adição do sistema de “drible livre”, que permite que o jogador tenha um controle maior da bola após adicionar os dois gatilhos do controle, as opções de fintas serão ainda mais versáteis e, se usadas no momento certo, serão uma arma até contra os marcadores mais habilidosos.
Todo bom jogador também precisa treinar
Uma das únicas adições do game desse ano encontra-se em algo não muito importante para a jogabilidade em si, mas extremamente divertida: os minigames. Isso mesmo, minigames. Considerado por muitos como algo “casual” (um conceito muito duvidoso por sinal) estará presente no jogo que se considera o melhor simulador de futebol existente. Com o intuito de servir como um tutorial, apesar de conter desafios que atrairão jogadores mais experientes, eles abrangerão toda a jogabilidade do game, passando pela movimentação, chutes, cobranças de falta (com a adição do novo sistema de jogadas ensaiadas) e até a clássica “roda de bobo” (onde jogadores fazem um círculo e tocam a bola entre si, enquanto outro fica no meio tentando interceptá-la). Alguns desses serão semelhantes aos usados nos clubes, como os tradicionais cones para treinar drible e movimentação. Será possível também comparar seus pontos com os de seus amigos e publicá-los via redes sociais como Twitter e Facebook.
Sentindo-se em campo
Talvez uma novidade não muito aguardada pelos jogadores mais antigos, mas ainda assim digna de relevância, é a integração com o Kinect. Como pode ser visto nos vídeos de apresentação, seu uso será focado nos comandos de voz. No Virtual Pro, literalmente se pedirá a bola para os companheiros, além de ser possível xingar o juiz (mesmo que isso não influencie em suas decisões, ficará marcado no histórico do seu jogador). E no modo clássico de jogo, será possível fazer alterações táticas sem a necessidade de pausar a partida.
Brasil-il-il
Muitos fãs brasileiros ficaram decepcionados com a notícia de que apenas 10 times brasileiros estarão presentes, com uniforme e nomes reais, dentro do game, sendo que grandes times como Vasco, Palmeiras e Internacional ficaram de fora. Na narração, entretanto, veio uma grata surpresa: depois de alguns anos de fora, o brasil receberá novamente uma narração exclusiva na nossa amada língua, que será feita por Tiago Leifert (narrador) e Caio Ribeiro (comentarista).
Em time que está ganhando não se mexe… muito
Depois do grande sucesso de seu antecessor, a EA adota uma postura defensiva e irá mudar o menos possível no futuro game. Embora isso gere uma certa falta de inovação em relação ao título anterior, é também uma garantia de que se tratará de um excelente game.
FIFA 13 (X360)
Produtora: EA Sports
Gênero: Esportes
Lançamento: 4 de outubro de 2012
Expectativa: 4/5