Seda, madeiras aromáticas e têxteis, obras de arte, lá, cristais e muitas, muitas peças de porcelana chegaram ao Brasil ao longo dos séculos XVII e XVIII. A opulência proporcionada pelo ouro fez com que esses itens fossem ainda mais presentes em cidades mineiras como Ouro Preto, Mariana e Sabará. Esses objetos inspiraram a criação das chinesices, termo que designa um tipo de arte que evoca motivos chineses, presentes em várias igrejas barrocos de Minhas Gerais. No Brasil, é bem provável que a inspiração para as pinturas nas igrejas barrocas com pássaros, elefantes, tigres, mandarins e pagodes tenha sido tirada de gravuras, tecidos, móveis e, principalmente, das porcelanas chinesas que circulavam livremente em uma sociedade enriquecida pelo comércio do ouro e pedras preciosas.
O desenvolvimento do processo artístico descrito no texto foi possível pelo (a)
a) representação arquitetônica.
b) intercâmbio transcontinental. RESPOSTA CORRETA.
c) dependência econômica.
d) intervenção estatal.
e) padrão estético.