Carta aberta à população brasileira
Prezados Cidadãos e Cidadãs,
O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Infelizmente, nosso país ainda não está preparado para atender às demandas dessa população.
Esse é o retrato da saúde pública no brasil, que, apesar dos indiscutíveis avanços, apresenta um cenário de deficiência e falta de integração em todos os níveis de atenção à saúde: primaria (atendimento deficiente nas unidades de saúde da atenção básica), secundária (carência de centros de referência com atendimento por especialistas) e terciária (atendimento hospitalar com abordagem ao idoso centrada na doença), ou seja, não há, na prática, uma rede de atenção à saúde do idoso.
Diante desse cenário, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) vem a público manifestar suas preocupações com o presente e o futuro dos idosos no Brasil. É preciso garantir a saúde como direito universal.
Esperamos que tanto nossos atuais quanto os futuros governantes e legisladores reflitam sobre a necessidade de investir na saúde e na qualidade de vida associada ao envelhecimento.
Dignidade à saúde do idoso!
Rio de Janeiro, 15 de setembro de 2014.
O objetivo desse texto é
a) sensibilizar o idoso a respeito dos cuidados com a saúde.
b) alertar os governantes sobre os cuidados requeridos pelo idoso.
c) divulgar o trabalho da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
d) Informar o setor público sobre o retrocesso da legislação destinada à população idosa.
e) chamar a atenção da população sobre a qualidade dos serviços de saúde pública para o idoso. RESPOSTA CORRETA