Aerodactyl
Comentário: Aerodactyl nunca foi lá essas coisas, mas sua Mega-Evolução mostrou que é um pokémon que recebeu bênçãos essa geração. Ele é muito rápido, bate forte, aparece relativamente cedo (apesar de depender um pouco de sorte por só ser adiqurido seu fóssil via Rock Smash) e sua mega-stone também é adquirida antes da E4 e quando você o revive. Tudo isso só soma pontos para ele, o que torna até mesmo seu tipo Rock em algo mínimo com tantos benefícios.
Charmander [X]
Comentário: Um pouco pior comparado ao Y, mas é extremamente potente mesmo quando usado incorretamente. Além de ter stats maravilhosos, tem acesso a sua mega-stone cedo, ganhou o ótimo Dragon Type e, somado ao seu Fire Type, não sofre nem mesmo no ginásio da Valerie. Definitivamente uma ótima aquisição.
Charmander [Y]
Comentário: Sem dúvida o melhor pokémon em toda a jornada por ter acesso a incrível Ability Drought quando mega-evolui. Apenas com Fire Blast pode levar até a equipe de Drasna sem problemas, seguido de que Charizard sempre foi levado ao lado mais Special que Physical.
Honedge
Comentário: Um dos meus pokémons preferidos dessa geração, todos ficaram um pé atrás por ser um “pokémon objeto”… Pura ignorância. Seu dual-type é incrível, movepool com coverage perfeita, e pode ser facilmente adaptável em batalha! Malva é seu maior problema? Pense de novo! Ele sozinho pode cuidar dela e ainda terá forças para derrotar o Aegislash do Winkstrom, que é um dos mais perigosos de toda a E4! O único problema é a sua evolução por stone, mas isso é o de menos por tudo que ele já faz!
Riolu
Comentário: Riolu aparece muito cedo, antes mesmo do primeiro ginásio, e mesmo que ele evolua por felicidade (o que é do chato ao insuportável), sua evolução Lucario aparece na parte mais importante do game onde você aprende a mega-evoluir seu pokémon, em um bom nível e você o ganha após terminar a batalha! Vai de acordo com o gosto do freguês, mas ambos serão uma das melhores aquisições da equipe.