Introduzido na primeira geração, o tipo Ice contava, primeiramente, com 5 Pokémon. Muitos deles foram aparecendo com o tempo, hoje tendo atingido a marca de 29 representantes, ou 4,47% dos 649 Pokémon. A quinta geração foi a que mais lançou monstrinhos de gelo, foram sete. Por outro lado, a primeira foi aquela em que mais técnicas do tipo foram adicionadas, seis. Hoje, esse número já subiu para 20. Na antiga classificação de tipos, empregada nas gerações um, dois e três, as técnicas do tipo Ice eram do grupo Especial, em que, para atacar, não é necessário fazer contato com o oponente. E, no Trading Card Game (TCG), Ice está incluído no tipo Water.
Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a imunidade quase total que os Pokémon tipo Ice tem à condição de congelamento (freeze). Somente as técnicas Tri Attack e Secret Power (sob a neve ou no gelo), que não são (sempre) de gelo, podem congelá-los. Além disso, os tipo Ice são completamente imunes a chuvas de granizo (hailstorms), mas, ao mesmo tempo, podem iniciá-las, gerando danos a cada turno a Pokémon de outros tipos. O granizo traz alguns outros benefícios a Ice, como aumentar para 100% as chances de Blizzard acertar (accuracy) e ativar as habilidades Ice Body (o Pokémon gradualmente recupera HP na chuva de granizo) e Snow Cloak (aumenta a evasiva, evasion, sob chuva de granizo), comuns a criaturas do tipo.
Os stats de monstrinhos de gelo são mais ou menos equilibrados, com Special Attack e Special Defense um pouco mais elevados e Speed um pouco mais atrás. Contudo, devido a sua única resistência ser a técnicas do próprio tipo (resistência esta inexistente para Articuno, Delibird, Kyurem, Snover, Swinub e suas linhas evolutivas), é considerado por muitos o pior tipo defensivamente.
Por outro lado, no ataque, técnicas de gelo são excelentes porque há muitos Pokémon duplamente fracas a elas, fora o fato de que auxiliam criaturas Water e Dragon em batalhas contra suas respectivas fraquezas Grass e Dragon. Pokémon tipo Ice também podem aprender técnicas Water, tendo armas contra monstrinhos Fire e Rock, a que têm fraqueza.
Infelizmente, algumas combinações que o tipo gelo faz com outros pode trazer desvantagens. Snover e Abomasnow (Ice/Grass), assim como Celebi, Exeggcute e Exeggutor (que são de outros tipos), são Pokémon com sete fraquezas! Mas há alguns monstrinhos gelados que são grandes exemplos de poder e força. Lapras e Vanilluxe, por exemplo, tem como base stat total 535, cada, o que faz deles os tipo Ice com maior base stat total (fora lendários). Por outro lado, o Pokémon totalmente evoluído cujo base stat total é o menor dentre os gelados é Delibird, com 330.
Lorelei (Kanto) – membro da Elite dos 4 –> Dewgong, Cloyster, Piloswine, Jynx, Lapras (utilizados na segunda batalha no Indigo Plateau em FireRed & LeafGreen)
Obs2: Em Black 2 & White 2, cuja estória se passa dois anos após os fatos dos jogos precedentes, Bycen não é mais Líder de Ginásio de Icirrus City. Isso porque ele decide renunciar ao cargo para voltar a atuar no Pokéstar Studios.
Obs3: Nas gerações II e IV, cuja estória ocorre três anos após a das gerações I e III, Lorelei deixa de ser membro da Elite dos 4 de Kanto. Ao que tudo indica, ela decidiu ficar nas Ilhas Sevii para proteger sua família e amigos.
Kyurem, Zekrom, Reshiram e suas fusões |
Como lendários de gelo, temos Articuno, Regicee Kyurem. O primeiro é um dos três Pássaros Lendários de Kanto, que apareceu no segundo filme da série. Articuno é capaz de fazer nevar quando voa pelos céus. Já Regice, membro do Trio de Golens Lendários de Hoenn, foi moldado por Regigigas a partir do gelo e aparece no oitavo filme da franquia. E o antagonista do filme 15, Kyurem, espera por um heroi que preencha as partes perdidas de seu corpo com verdade ou ideais – ou seja, ele pode ser fundido com Reshiram ou com Zekrom.
Pokémon tipo Ice têm muitas outras curiosidades divertidas para serem desvendadas. Porque, querendo ou não, o frio também tem suas vantagens.
Para referências de uma imagem específica, clique sobre ela.